Mércia Virginia Ferreira dos Santos

Nasceu em Recife em 02 de agosto de 1964, filha de Paulo Pereira dos Santos e Ivone Ferreira dos Santos. Cursou o ensino fundamental no Colégio Rosa Gattorno e ensino médio no Colégio e Curso Radier, tendo ingressado no curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE em 1981 e concluído em 1984.

Realizou mestrado na UFRPE, concluindo em 1989, com a dissertação intitulada “Composição química, armazenamento e avaliação da palma forrageira (Opuntia ficus-indica Mill. e Nopalea cochenillifera Salm. Dick.) na produção de leite em Pernambuco”, a qual foi orientada pelo Prof. Mário de Andrade Lira. Concluiu Licenciatura em Ciência Agrarias pela UFRPE em 1990. Em 1997 concluiu o doutorado na Universidade Federal de Viçosa, com tese intitulada “Métodos Agronômicos para estimativa de disponibilidade e consumo a pasto”.

Desde 1991, é professora do Departamento de Zootecnia da UFRPE, atuando na área de Forragicultura. Em 2008 realizou treinamento de pós-doutorado na Universidade de Cordoba, Espanha. Desde 2002 é bolsista de produtividade do CNPq. Em 2014 progrediu para classe de professor titular. Realizou algumas missões de trabalho no exterior e  coordenou  diversos projetos de pesquisa e extensão.

Foi Coordenadora de Programas Especiais da UFRPE-PRPPG, Vice-diretora do DZ e Vice-coordenadora do curso de Zootecnia. Atualmente é Supervisora de área-DZ e Membro do Comitê de área do CNPq, entre outras atividades. Atua na formação de profissionais de graduação em Ciências Agrárias, notadamente zootecnistas, bem como na formação de pós-graduandos em Zootecnia, na área de concentração de Forragicultura.

Orientou 66 alunos de iniciação científica, 32 de trabalho de conclusão de curso-TCC, 17 de mestrado, 15 de doutorado e 10 de pós-doutorado. Publicou 167 artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais, 22 capítulos de livros, bem como 349 resumos e diversos documentos técnicos.

Patrono

Mário de Andrade Lira

Nasceu no município de Recife em 28 de outubro de 1941, filho de Mário Coelho de Andrade Lima e Maria Anete de Andrade Lira. Considerando um dos maiores profissionais da Forragicultura do Nordeste do Brasil. Cursou o ensino fundamental na Escola Padre Donino e ensino médio no Colégio Nóbrega, tendo ingressado no curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE em 1962 e obtido o diploma de Engenheiro Agrônomo em 1965.

Realizou mestrado em Agronomia na Universidade da Georgia, EUA, e obteve o grau de Mestre em 1967. Após concluir o Mestrado, iniciou trabalhos no Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA como pesquisador na Estação Experimental de Itambé. Em 1970, ingressou como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em 1974 obteve o título de PhD pela Universidade do Arizona, EUA.

Ao longo da sua carreira, desempenhou além de atividades de docência e pesquisa, atividades administrativas importantes como Coordenador de convênios com a Fundação Ford, Fundação Rockfeller USAID/IRI, BNB, SUDENE, CNPq e BRASCAN. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRPE, Assessor do Reitor da UFRPE, Coordenador do Programa de Produção Animal do IPA, Diretor de Pesquisa do IPA, Membro do comitê assessor da EMBRAPA, Presidente da Câmara Técnica de Extensão Rural Pesquisa e Treinamento do CONDEPE, além de diversas assessorias, comissões e conselhos superiores da UFRPE, do IPA e da Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco.

Aposentou-se da UFRPE em 1995, todavia continuou atuante, ministrando aulas e orientando alunos de iniciação científica e de Pós-graduação, bem como atuando como pesquisador do IPA. Recebeu diversas premiações, podendo-se destacar as de orientador da melhor dissertação nacional do ano de 1988 em Zootecnia, Mérito Científico de Produção Animal, Acadêmico da Academia Pernambucana de Agronomia, Zootecnista do ano de 2002.

Em 2012, recebeu o título de Professor Emérito da UFRPE. Teve atuação destacada em sua vida profissional principalmente na área de Melhoramento de Forrageiras e Manejo de Pastagens, sendo líder do grupo de pesquisa de Forragicultura durante toda a sua vida. Publicou 180 trabalhos científicos completos em revistas nacionais e internacionais dois livros e foi autor de 28 capítulos de livros, além 200 resumos em Congressos Nacionais e Internacionais. Orientou e co-orientou, aproximadamente, 59 alunos de mestrado, 29 de doutorado e 16 de iniciação científica.

Muitos dos ex-orientandos destacam-se como docentes e profissionais liberais em diversas instituições e regiões do país, tendo muitos dos egressos sido responsáveis pela nucleação de grupos de pesquisa de destaque nacional. Em 09 de dezembro de 2018, faleceu em casa e até então desenvolvia atividades de orientação de alunos de graduação e de pós-graduação de Zootecnia.