Neide Dornelas Câmara Grant

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1972). É professora do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, desde 1979. Sua paixão pelo Design surgiu ao fazer um curso extracurricular com Gastão de Holanda sobre Desenho Gráfico. Na Inglaterra, trabalhou como Exhibition Designer em escritório em Londres.

É Responsável pela Identidade Visual e sinalização de importantes empresas da região como hotéis, bancos, metrô, supermercados, shopping centers e projetos de embalagens para indústrias. Desenvolveu projeto visual de marca e de seminários da Academia Pernambucana de Ciências, do Espaço Ciência, de seminário de Ciências do Conselho Britânico em PE e do encontro da SBPC em Pernambuco. Como assessora da Reitoria desenvolveu projeto visual da marca e sinalização do Campus da UFPE. Participa da Diretoria da Academia Pernambucana de Ciências.

Patrono

Gastão de Holanda

Nasceu no Recife em 11 de fevereiro de 1919. Foi um advogado, jornalista, professor, poeta, contistaeditordesigner gráficobrasileiro. Participou do Teatro do Estudante de Pernambuco, quando ainda era estudante universitário. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1951.

Foi professor de História do Teatro Brasileiro e Artes gráficas na Escola de Belas Artes do Recife e História da Arte no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco.  Fundou no Recife a editora O Gráfico Amador, em 1954, juntamente com Aloísio MagalhãesJosé Laurêncio de MeloOrlando da Costa Ferreira e Ariano Suassuna, em cujas oficinas foram impressos e editados livros de Carlos Pena FilhoMauro MotaCarlos Drummond de AndradeJoão Cabral de Melo NetoHermilo Borba FilhoFrancisco Brennand entre outros.

As raízes do design gráfico de Pernambuco foram plantadas por Gastão de Holanda, sendo ele responsável pela primeira geração de designers do estado e a pela construção de nossa história gráfica. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1972, onde também exerceu a função de editor, e onde veio a falecer em1997