Oscar Loureiro Malta

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado d'État Ès Sciences Physiques - Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1981).

Atualmente é professor titular do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Foi pesquisador visitante no Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS-Meudon-França, professor visitante nos Institutos de Química da UNESP-Araraquara, USP-São Paulo, na Universidade de Santander-Bucaramanga-Colômbia, professor convidado do programa Europeu Erasmus Mundus na Universidade de Aveiro-Portugal e professor visitante na Faculty of Chemistry of the University of Wroclaw-Polônia, professor visitante na National University of Singapore (NUS).

Já proferiu 35 palestras convidadas em conferências internacionais. Foi o coordenador executivo da Rede nacional de Nanotecnologia Molecular e de Interfaces-RENAMI e do INCT de Nanotecnologia para Marcadores Integrados INCT-INAMI. Foi membro, por duas vezes, do Comitê Assessor da área de Química do CNPq, Membro do Comitê assessor da CAPES na área de química e membro do Comitê Assessor da FACEPE (FAP-PE).

Recebeu o prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico concedido pela FACEPE e a medalha Paulo Duarte ao mérito científico concedida pela ABQ-PE. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade de Wroclaw na Polônia. Teve um número especial do periódico internacional Journal of Luminescence dedicado aos seus 60 anos. Agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Cientifico, Classe Comendador, concedida pela Presidência da República em 10/2018.

Orientou várias teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica. Coordena um grupo de pesquisas sobre espectroscopia de compostos com íons lantanídeos e mantem colaborações com vários grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Seus temas de pesquisa estão nas áreas da Química e da Física, com ênfase em espectroscopia atômica e molecular, compostos com íons lantanídeos e materiais moleculares nanoestruturados. Índice H 45. Citações 8124.

Patrono

Paulo Loureiro

Paulo Loureiro foi um grande incentivador da ciência, pois compreendia sua importância na sociedade. Lutou contra regimes autoritários e despreparados, quando necessário, defendendo-a. Valeu a pena.

Foi um grande profissional da análise clínica médica, e proporcionou em Pernambuco grande parte de sua difusão, enfatizando a qualidade sempre com bases tecnológicas e não abrindo mão delas. S

eus pensamentos e frequentes contatos com cientistas de todas as áreas do conhecimento (médicos, artistas e escritores) deixaram um legado que tem se multiplicado. E às vezes se multiplicam de forma imperceptível. Felizmente eu próprio percebi isso quando criança. Naquele tempo ganhei meu primeiro microscópio.