Evento de posse a nova diretoria eleita para o biênio 2018-2020

O evento ocorreu no Espaço Ciências de Pernambuco

No dia 17 de outubro de 2018, às 16h30, no Auditório do Espaço Ciência, Recife, Pernambuco, teve início a reunião da Academia Pernambucana de Ciências-APC para dar posse a nova diretoria eleita para o biênio 2018-2020 e os 11 novos acadêmicos selecionados pelo Conselho Científico da APC.

O mestre de cerimônia o acadêmico Mauro Carneiro dos Santos iniciou a reunião com a formação da mesa. Foram convidados o Prof. Waldecy Fernandes Pinto, presidente da APC no mandato de 2016-2018, o Prof. José Antônio Aleixo da Silva, presidente eleito da APC para o mandato no período de 2018-2020, Prof. Ernani Carvalho, Pró-Reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, no ato representando o Reitor Anísio Brasileiro, Prof. Antônio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, Prof. Abraham Benzaquen Sicsú, Presidente da FACEPE e representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, e Valter da Valter da Rosa Borges, primeiro presidente da APC.

Primeiramente, foi concedida a palavra ao Prof. Antônio Carlos Pavão que fez uma apresentação da estrutura física e atividades desenvolvidas pelo Espaço Ciência ao longo dos anos. 

Em seguida o Prof. Waldecy Fernandes Pinto deu posse ao Prof. José Antônio Aleixo da Silva como novo presidente da APC e dizendo que não faria discurso, mas desejou boa sorte e sucesso ao presidente empossado.

Após, a palavra foi concedida ao Prof. Valter da Rosa Borges que fez uma apresentação do histórico da APC desde sua fundação no dia 07 de janeiro de 1978, até a data recente, palestra muito esclarecedora e com muitas fotos que mostravam as atividades da APC durante 40 anos. Ao término de sua apresentação ele fez uma saudação aos novos acadêmicos e em tom emocionado disse que tudo que desejava era que esses novos acadêmicos amassem a APC da forma como ele ama.

Concluída a apresentação do Prof. Valter da Rosa Borges, o mestre de cerimônia Prof. Mauro Carneiro dos Santos passou a presidência da reunião para o novo presidente empossado, que em seguida deu posse aos membros da nova diretoria para o biênio 2018-2020, conforme se segue:

1º Vice-Presidente – ALEX SANDRO GOMES

2º Vice-Presidente - ANDRÉ FREIRE FURTADO

Presidentes de Honra – 

VALTER RODRIGUES DA ROSA BORGES

 WALDECY FERNANDES PINTO

Secretário Geral – 

HÉLIO TEIXEIRA COELHO

1º Secretário – 

REGINALDO BARROS

2º Secretário – 

MOISÉS WOLFENSON

Tesoureiro – 

JOSÉ THADEU PINHEIRO

Conselho Fiscal – 

JALMIR FREIRE BRELAZ DE CASTRO (ausente)

NEIDE DORNELAS CÂMARA GRANT, 

VALMAR CORREIA DE ANDRADE

Conselho Científico – 

AMARO HENRIQUE PESSOA LINS

ARONITA ROSENBLATT (justificou ausência) 

AURÉLIO MOLINA DA COSTA 

FERNANDO JOSÉ FREIRE

GALBA MARIA DE CAMPOS TAKAKI (justificou ausência) 

MAURO CARNEIRO DOS SANTOS, 

RAUL MANHÃES DE CASTRO

Dando continuidade à cerimônia de posse, os novos acadêmicos: 

ADEMIR DE JESUS AMARAL 

ALFREDO MAYALL SIMAS

ARNALDO DE FRANÇA CALDAS JUNIOR

CARLOS ALBERTO TAVARES

CLAUDIO MOURA LACERDA

FRANCISCO CRIBARI NETO

JOSE LUIZ DE LIMA FILHO

MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL

TÂNIA BACELAR DE ARAUJO

TERESA BERNARDA LUDERMIR

Os novos acadêmicos foram convidados à mesa para assinarem o livro de posse e receberam das mãos de seus padrinhos ou outros acadêmicos as medalhas com o brasão da APC. A medida que iam sendo chamados, era projetado a foto de cada acadêmico com um resumo de seu currículo. O novo acadêmico EMANUEL DIAS DE OLIVEIRA E SILVA não tomou posse mas justificou sua ausência. Ao término das posses, a nova acadêmica Tânia Bacelar fez um pronunciamento em nome dos novos empossados (anexo 01).

 Depois da posse dos novos acadêmicos, foram projetadas fotos dos 64 acadêmicos, de seus patronos e os números de suas cadeiras na APC.  

Encerrada a apresentação o presidente da APC José Antônio Aleixo da Silva proferiu seu discurso de posse (anexo 02) e deu por encerrada a reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *