Homenagem pela passagem dos 80 anos de Sérgio Rezende

Os 80 anos do físico e ex-ministro de CT&I foram comemorados com uma live organizada pela ABC, SBPC e APC

Os 80 anos do físico Sergio Rezende, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-ministro de CT&I (2005-2010), foram comemorados em grande estilo. A live organizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Pernambucana de Ciências (APC) reuniu muitos amigos, familiares e colegas cientistas.

A live foi conduzida pelo presidente da APC, José Antônio Aleixo da Silva, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, contou sobre quando conheceu Rezende, que era professor da PUC, em 1968, e Davidovich era estudante. “Mas a admiração cresceu em 1972, quando ele foi para Pernambuco, no intuito de criar um núcleo de pesquisa em física. Uma capacidade que ele tinha, realmente, de difundir a ciência pelo país”. Esta iniciativa de Rezende foi estimulada pelo Acadêmico Sergio Mascarenhas, que insisti para que ele fosse por achar que ele era o único capaz de fazê-lo naquele momento.

Davidovich relembra o grupo de físicos dessa época, no qual Rezende estava incluído, grandes cientistas e grandes cidadãos, interessados nos destinos do país.

Quando Davidovich já estava na UFRJ, reencontrou Rezende já como ministro de ciência, tecnologia e inovação (2005 a 2010). Identificou a grande qualidade da sua liderança, com capacidade de mobilização e com escuta para a equipe, um líder com espírito científico e democrático. Rezende convenceu Davidovich a coordenar a 4ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2010, pois quem estava coordenando era o Acadêmico Carlos Aragão, que Rezende estava convocando para presidir o CNPq. Davidovich resistiu, mas não teve como recusar, e teve uma vivência, segundo ele, transformadora. “Obrigada por tudo, Sérgio Rezende. Parabéns.”

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, destacou a qualidade do trabalho científico de Rezende, especialmente os livros que ele publicou, adotados nas graduações de todo o país. Agradeceu pela atuação de Sérgio Rezende na SBPC e na Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ressaltou a importância da atuação de Rezende como gestor de CTI. O homenageado é presidente de honra da SBPC, foi secretário de C&T de Pernambuco, presidente da Finep, com uma atuação de destaque, ouvindo e dialogando com os funcionários e tomando decisões corretas no encaminhamento de um Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, já à frente do MCTI.

O acadêmico Sergio Mascarenhas enviou uma homenagem por escrito, com trechos que seguem destacados. “Você para mim é modelo de tantas virtudes e qualidades, tanto cientificas e acadêmicas, mas ainda mais importante é o lado humanístico de sua personalidade. Quando, há décadas, sonhei e lutei no CNPq por um Programa de Centros Emergentes para o Brasil, tão necessitado de se libertar dessa herança de 500 anos sem educação, ciência, tecnologia e inovação, depósito vergonhoso de escravos negros. Sempre pensei que aquelas áreas seriam o caminho real para nossa libertação. Quando foi possível levar essa ação para o Nordeste, de onde migraram Schemberg, Leite Lopes, pensei em você para a luta e o verdadeiro milagre ocorreu, também pelos jovens que lá estavam, hoje maduros cientistas. Hoje também comemoramos esse seu legado. Parabéns, Sergio Rezende!”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um vídeo, no qual declarou seu carinho e reconhecimento à parceria que construíram. “Você foi o melhor ministro de ciência e tecnologia que esse país já teve. Foi o mais sensato, o mais arrojado, o mais criativo. Pai, padrinho a gente não escolhe. Mas companheiro a gente escolhe. Tenho por você, Sergio, um sentimento que é maior que o de companheiro, você é como um irmão para mim. Parabéns pelos seus 80 anos. Se eu tivesse te conhecido quando você tinha 40, teríamos feito ainda mais pelo Brasil.”

Assistam à homenagem na íntegra aqui.

ABC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *