Visita ao Instituto Confúcio

A sexta reunião ordinária da Academia Pernambucana de Ciências (APC) em 2019, teve como tema O FUTURE-SE E A EDUCAÇÃO SUPERIOR e foi iniciada às 15hs do dia vinte e nove de julho de 2019, no Instituto Confúcio – Universidade de Pernambuco, com 31 pessoas presentes.

Tema: O FUTURE-SE e o futuro da educação brasileira

Debatedores: Amaro Lins (APC); Anísio Brasileiro(Reitor UFPE);

Anália Ribeiro (Reitora IFPE); Julianeli Tolentino (Reitor UNIVASF);

Maria José Sena (Reitora UFRPE).

Coordenação:  Pedro Falcão (Reitor UPE)

Local: Auditório do Instituto Confúcio 

Rua Benfica 305 Madalena (Em frente à FACEPE)

Dia: 29 de agosto de 2019

Horário: 15h30min.

Aberto ao público

Representando o anfitrião Prof. Pedro Falcão, Reitor da UPE, os acadêmicos Maria do Socorro Cavalcanti e Aurélio Molina receberam os acadêmicos da APC e convidados, no auditório do Instituto Confúcio. Compondo a mesa, a Professora Maria do Socorro Cavalcanti saudou os presentes; o Prof. Lin Shin Pin, presidente do Instituto Confúcio fez uma rápida explanação sobre o Instituto associado à Universidade Central de Economia e Finanças, em Pequim, com 548 unidades no mundo incluindo 10 no Brasil, para divulgação da cultura chinesa e ensino do Mandarim. 

O Prof. José Aleixo apresentou os novos acadêmicos da APC Celso Pinto de Melo e Anderson Gomes, ambos membros da Academia Brasileira de Ciências, e a acadêmica Edvânia Torres Gomes em sua 1ª participação na APC. 

Sob a coordenação da acadêmica Lucia Melo foi iniciada a palestra Alternativas de Modelos Institucionais para Modernização da Gestão Universitária, pelo palestrante convidado Prof. Márcio de Miranda Santos, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE. Ao final da palestra, a coordenadora apresentou o 2º palestrante, Luiz Arnaldo da Cunha Jr., diretor do CGEE, que falou sobre Modelos de Instituições de Implementação de Políticas Públicas.

Representantes das Universidades Federais e do Instituto Federal de Pernambuco falaram sobre a proposta do governo atual para estas instituições, na sequência:  Prof. Amaro Lins, ex-Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Prof. Anísio Brasileiro Reitor da UFPE, Profa. Ana Patrícia Falcão representando a Reitora do Instituto Federal de Pernambuco-IFPE e Prof. Marcelo Carneiro Leão vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Informaram que o Future-se está sendo objeto de discussão ampla envolvendo os diferentes segmentos (discente, docente e técnico-administrativo) da comunidade destas Instituições.

O Instituto Confúcio

O Instituto fica com a entrada principal na Rua Benfica 305, Madalena, após A Blue Angel. A entrada do estacionamento é feita pela Rua José Múcio Monteiro, por trás da Escola Politécnica, vindo nos dois sentidos. O estacionamento é amplo e pago, e dá acesso ao Instituto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *